quinta-feira, 19 de julho de 2012

Bento Gonçalves 2012: Vale dos Vinhedos, Caminhos de Pedra


Na primeira vez em Bento Gonçalves, ficamos hospedados na Vinícola Casa Valduga, no vale dos vinhedos, e tivemos a oportunidade de fazer um curso de degustação de vinho, além de apreciar uma boa comida e o sossego do campo. 

Desta vez, ficamos na cidade e fomos conhecer outras vinícolas e lugares da região. No vale dos vinhedos são 27 vinícolas abertas para visitação, a maioria com degustação e varejo, mas vá com calma, lembre-se da Lei Seca.



Entrada da Cidade de Bento Gonçalves

Brincadeiras à parte, fizemos um passeio muito agradável; fomos a Vinícola Miolo, fizemos a visita à fábrica, moderna, industrializada, muito profissional; lá você pode entender todo o processo de criação dos vinhos; em seguida, participamos da degustação com um sommelier da casa, e deu até para fazer umas comprinhas.
 


Entrada Vinícola Miolo



Instalações da Miolo


Instalações Miolo



Depois, fomos a Vinícola Salton, também muito bem organizada e estruturada; primeiro, visitamos a fábrica, uma instalação moderna, em que você pode conhecer todas as etapas de produção do vinho; depois, fizemos a degustação de alguns vinhos da casa, também com um sommelier deles, vale a pena, recomendo.
 

 
Vinícola Salton




Instalações Salton





Vinícola Don Laurindo


Parreira Milantino


Em Bento Gonçalves, outro roteiro obrigatório é o Caminho de Pedra que preserva a cultura que os imigrantes italianos trouxeram à serra gaúcha a partir de 1875. Vários filmes já foram rodados lá, inclusive o filme O Quatrilho, que concorreu ao Oscar em 1995, como Melhor Filme Estrangeiro, e contou com a participação das atrizes Patrícia Pillar e Glória Pires. 

 
São vários os pontos para visitação, com restaurantes, lojas, artesanato, atelier, pousada, entre outros além de mais de 50 pontos de observação que são patrimônios arquitetônicos.

 

Caminho de Pedra


Almoçamos no Restaurante Nona Ludia, muito bom por sinal, fica no porão de uma casa de pedra, um ambiente muito especial e um cardápio único. Depois, fizemos a visitação na Vinícola Salvati e Sirena.


Restaurante Nona Ludia



Café - Caminho Pedra


Vinícola Salvati & Sirena

 

Até a próxima viagem...!!!


Fotos tiradas por Vanessa Carvalho


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário