terça-feira, 26 de outubro de 2010

Recife, Olinda, Porto de Galinhas/PE

A cidade de Recife, capital de Pernambuco, recebeu este nome por causa dos recifes que se estendem por toda a sua costa, formando belíssimas piscinas naturais. Sua população é de 1.561.659 habitantes, e o bairro de Boa Viagem é o mais populoso, com 100.388 habitantes; também é onde concentra os melhores endereços da cidade.

Recife tem um grande potencial turístico, mas, dois terços do seu PIB são provenientes do comércio e dos serviços; tem o pólo médico mais importante do Norte/Nordeste e o segundo mais importante do Brasil. A cidade também abriga o pólo mais importante de Tecnologia da Informação do Brasil, com cem empresas multinacionais, dentre elas a Microsoft, a Nokia, a Motorola, dentre outras importantes.

Seu aeroporto é o maior da região, está entre os mais modernos do país e entre os 5 melhores aeroportos do mundo, eleito pelas próprias companhias aéreas. O Shopping Center Recife é o segundo maior centro de compras do Norte/Nordeste, com mais de 400 lojas.

Deixando um pouco de lado a história... desta vez fomos com pouco tempo, no sábado, com passagens de volta para quarta pela manhã, e isso, sem falar que tivemos que conciliar com o trabalho na segunda-feira e terça-feira. Mesmo assim foi muito bom, e acabou dando tudo certo.

Chegamos sábado à tarde, ficamos hospedados no Recife Monte Hotel, em Boa Viagem, hotel tradicional e que fica a apenas uma quadra da praia de Boa Viagem, a mais famosa de Pernambuco. Contudo, o hotel, apesar de considerado 4 estrelas, ficou um pouco a desejar; não gostei muito do quarto, box com cortina de plástico e uma banheira antiga e um pouco desgastada, uma televisão pequena e quase nenhuma opção de canais da tv à cabo; até perguntamos se todos os quartos eram daquele jeito, e nos disseram que aquele já era um quarto reformado; também achei escuro e um pouco desconfortável.

Porém, o saguão do hotel é bonito, com sofás em couro, além de uma sala de televisão bem ampla, com mesas de jogos; e a piscina do hotel é espaçosa, agradável, e um bom local para descansar. E o café da manhã também é bom, variado, e farto.

Bem, deixamos as malas no quarto e fomos caminhar na orla da praia de Boa Viagem, uma praia bonita (mas não é das mais bonitas que já conheci), a avenida com vários arranha céus residenciais, e em toda orla placas com aviso de “perigo: tubarões”. Mas fiquem tranquilos, em toda a orla tem uma parede de recifes que formam piscinas, e pelo que vi e ouvi, as pessoas brincam bem tranquilas por ali.

Praia de Boa Viagem
Praia de Boa Viagem - na maré baixa é possível ver os recifes
Calçadão da Praia de Boa Viagem
Placa com aviso de tubarão visível em toda orla de Recife e Olinda
De manhã, quando a maré está baixa, é possível ver esses recifes. Bom, ainda no sábado fomos ao Shopping Center Recife, o maior da região, com 4 praças de alimentação e diversas lojas. Ele é térreo, com um único andar. Jantamos no Restaurante self service “Mulher Rendeira”, e depois fomos ao cinema assistir Comer, Rezar, Amar. Só não gostei de ficar na fila para comprar os ingressos, e depois na fila para entrar na sala, pois, além de levar mais de uma hora pra fazer tudo isso, as cadeiras não tinham numeração marcada, e eu não gosto de ficar embaixo da tela.

No domingo aproveitamos o dia para caminhar na praia de Boa Viagem, depois fomos a Olinda, Região Metropolitana, a 6 km de Recife. Olinda é um dos mais importantes centros culturais do Brasil. Em 1982, foi declarada Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela UNESCO.
Praia de Olinda
Almoçamos no Restaurante Estrela do Mar (indicado pelo taxista), muito boa a indicação. O restaurante é de frente para o mar, bem frequentado, um dos melhores da região, com um cardápio variado de frutos do mar, peixes, frango, filé e massas. Depois, aproveitamos para conhecer um pouco da cidade.

Fomos a Igreja de Nossa Senhora da Graça, que fica no alto do Morro do Seminário, a vista é linda, o mar de Olinda atrás, e, ao fundo, Recife. Também fomos à Igreja de Nossa Senhora da Misericórdia, mas estava fechada. Porém, fomos até as lojinhas que ficam na rua lateral, com artesanato local. Depois, fomos à Igreja e Mosteiro de São Bento, onde se destaca o altar feito de madeira de cedro, folheado a ouro. Olhar aquela construção é algo que enche os olhos, independente da religião ou crença que você possa ter.
Vista de Olinda ao fundo Recife
Fachada da Igreja Nossa Senhora da Misericórdia

Fachada da Igreja e Mosteiro de São Bento
Altar-mor da Igreja São Bento
Feito de madeira cedro e folheado a ouro

Nesta epóca do ano, Olinda é bem tranquila; o agito maior se dá em festas como o carnaval, ao som do frevo do maracatu e outros ritmos originais de Pernambuco. Voltamos para Recife, e seguimos para a Praça do Marco Zero. Ao fundo o cais, o porto, e outra feirinha em uma rua lateral, bastante movimentada e com venda de coisas variadas, inclusive doces típicos da região.

Farol de Olinda
Construções de Olinda
Marco Zero em Recife

Segunda: trabalho, reunião logo cedo. Terça: finalizamos o trabalho e fomos almoçar (praticamente jantar, por causa do horário) em Porto de Galinhas. Localizada no município de Ipojuca a 60 km de Recife.

A praia ganhou este nome porque no auge da escravidão no Brasil os escravos ilegais chegavam escondidos embaixo de engradados de galinha. Eram anunciados como galinhas novas no porto. Então a Praia, que tinha o nome de Porto Rico, ficou conhecida como Porto de Galinhas.

Orelhão em Porto de Galinhas

A vista do mar é linda, imaginei que fosse somente a praia, mas ao chegar é possível ver os grandes resorts, um centro com várias ruas que se cortam, algumas lojas, restaurantes e até um pequeno shopping.
Lojas em Porto de Galinhas

Fomos almoçar no Restaurante Peixe na Telha, dizem que é um dos melhores de lá; fica na avenida Beira Mar, em uma faixa estreita entre a rua e a praia. O mar é muito bonito, pena que a maré estava alta, não conseguimos ver as piscinas naturais que se formam quando a maré está baixa.
Praia de Porto de Galinhas - Vista do Restaurante Peixe na Telha
Praia de Porto de Galinhas
Onde se formam as piscinas naturais quando a maré está baixa

Mas não vai faltar oportunidade para voltar; a viagem foi curta, a trabalho, mas aproveitamos, ou tentamos aproveitar, pelo menos um pouco do melhor que cada cidade pode nos oferecer.

Até a próxima viagem...!!!

Fotos tirada por Vanessa Carvalho

1. Cidade linda!!!
    Imagine a felicidade em conhecer e mergulhar nessas águas!