segunda-feira, 27 de julho de 2009

Vitória/ES

A cidade de Vitória é a capital do estado do Espírito Santo. Conhecida como cidade Presépio, por causa das luzes das casas do morro a noite, é uma das três ilhas-capitais do Brasil; as outras duas capitais estaduais são Florianópolis (Santa Catarina) e São Luis (Maranhão).
 
Vitória - conhecida como Cidade Presépio
 
Vitória tem cerca de 318.000 habitantes, e é uma das três capitais do Brasil que possui o melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), além de apresentar o maior PIB per capita, entre as capitais. Além disso, possui dois grandes portos, o Porto de Vitória e o Porto de Tubarão, este controlado pela Companhia Vale do Rio Doce. Ambos são considerados os melhores em qualidade do Brasil.
 
Ao fundo Porto de Vitória
 
Vitória é uma cidade bonita, com várias construções modernas, e que tem se desenvolvido muito nos últimos anos, por conta da exploração do petróleo e das mineradoras que atuam na região.

Cidade litorânea, a capital capixaba conta com diversas praias. A maior e mais conhecida é a Praia de Camburi, com seis quilômetros de orla marítima; também é a mais freqüentada por turistas, com sua orla toda urbanizada, com quadras de vôlei, futebol de areia, calçada para caminhadas, além de contar com uma ciclovia em toda sua extensão. Na avenida, vários hotéis modernos, restaurantes típicos, pizzarias e edifícios residenciais completam a arquitetura.
 
Praia de Camburi

Quando vamos a Vitória, normalmente ficamos em algum hotel de frente para a praia de Camburi, e todas as tardes, após o trabalho, caminhamos pelo calçadão da orla, um exercício que, além de saudável, é bem agradável aos olhos. Mas para banho, eu particularmente não gosto muito, pois acho a areia um pouco grossa e a água do mar escura; a praia também não tem quiosques como por exemplo as praias de Ubatuba/SP.
 



Praia de Camburi
 
Mas é possível conhecer outras praias, no bairro da Enseada do Suá. A praia Curva da Jurema é uma praia com vários quiosques, o mar é tranqüilo, e é bastante povoada, por várias tribos diferentes.
Praia Curva da Jurema
 
A praia da Ilha do Frade, a Paia do Canto e a Praia da Ilha do Boi são outras opções. Na Ilha do Boi são duas pequenas praias, pequenas mesmo, tanto que a praia detém o maior número de banhistas por metro quadrado da ilha. É quase como uma lotação.

Contudo, é ao redor da Praça do Papa em que ocorrem os principais eventos e acontecimentos da cidade. Por ser uma grande área aberta, de frente para o mar, e com um píer ao lado, é um local perfeito para um passeio a céu aberto. Nos finais de semana acontecem feiras e exposições, além de shows musicais.

A praça recebeu este nome em homenagem a visita do Papa João Paulo II a cidade, que também construiu um Monumento da Paz, na ocasião. Nele, as pessoas podem escrever mensagens de paz, e deixá-las penduradas num grande quadro, ou em uma árvore que fica bem ao centro do interior do prédio.


Praça do Papa ao fundo prédios da avenida
 
 
 
Quem vai a Vitória não pode deixar de provar a Moqueca Capixaba. São vários restaurantes que servem o prato típico na cidade, tradicionalmente servida com o peixe ou camarão da sua escolha, cozido com pedaços de tomate e molho vermelho. O prato ainda acompanha pirão de peixe e arroz branco. O restaurante Partido Alto, localizado na Avenida Dante Micheline, no bairro do Cambuí, tem uma das melhores feita no Espírito Santo. Apesar de ter uma aparência de bar, com mesas na calçada, o local é uma das melhores opções gastronômicas da capital capixaba.

Para quem quer trazer recordações da região, é possível comprar panelas de barro de boa qualidade a um preço bastante em conta. Se você estiver de carro, na Rodovia do Sol, que liga Vitória a Guarapari, têm várias opções que podem ser adquiridas R$ 10,00, para um jogo de 3 panelas.

A cidade também tem vários shoppings. Mas o maior do estado é o Vitória Shopping, inaugurado em 1993, localizado na Avenida Américo Buaiz. Ao fundo, tem uma pequena praia com calçadão para caminhada e ciclovia. É possível ver a Terceira Ponte dali, acesso que liga Vitória até Vila Velha com pedágio no valor de R$ 1,60 para carro. Estão tão próximas as cidades de Vitória, Serra, Cariacica e Vila Velha, que parecem ser uma única cidade. Todas têm pontos turísticos variados, só que Vitória é a mais moderna e bonita.

Ciclovia e praia atrás do shopping
 
Terceira Ponte liga Vitória a Vila Velha
 
Em Vila Velha um passeio obrigatório é o Convento da Penha. Sua vista é maravilhosa, tornando possível ver boa parte das belezas de Vitória. Em Serra, fomos a algumas praias, mas sinceramente não gostei de nenhuma. A areia é grossa e vermelha, com a água escura e avermelhada por causa da areia. Cariacica é uma cidade feia e famosa pela violência, mas é a entrada para a capital, pra quem vem de carro. Porém, o melhor mesmo é ficar em Vitória.

Conveto da Penha em Vila Velha vista da Terceira Ponte
Até a próxima viagem...!!!
Fotos tirada por Vanessa Carvalho

Um comentário:

  1. Vitória lembra um pouco o Rio de Janeiro, mas em proporções menores. Mas é uma bela cidade. Gostei das fotos.

    ResponderExcluir