domingo, 5 de julho de 2009

Itatiaia/RJ

Itatiaia é um município brasileiro que está localizado no estado do Rio de Janeiro. È em Itatiaia que se localiza o Pico das Agulhas Negras, com 2.792,66 metros de altura, é o ponto culminante do estado do Rio de Janeiro e a oitava montanha mais alta do Brasil.

O cume das Agulhas Negras está situado na parte alta do Parque Nacional do Itatiaia
, na divisa entre os estados de Rio de Janeiro e Minas Gerais, fazendo parte da Serra da Mantiqueira.

O Parque Nacional do Itatiaia é o mais antigo do Brasil, foi criado em 14 Junho de 1937. O parque possui várias montanhas, cachoeiras, lagos, chalés com arquitetura diferenciada, hotéis, e mantém uma fauna e flora bastante diversificada devido à altitude e ao clima variado.

A entrada no Parque é paga a Parte Baixa: R$ 3,00/pessoa; R$ 5,00/automóvel; R$ 10,00/ônibus; Parte Alta: R$ 12,00/pessoa.

Entrada do Parque Nacional do Itatiaia
Para quem gosta da natureza, é um passeio que vale a pena. Fui ao parque no começo deste ano (2009), na volta de uma viagem que tinha feito a trabalho para a cidade de Vitória, capital do Espírito Santo. Primeiro, visitei o museu que tem dentro do parque, que possui um vasto acervo de fotos, animais empalhados, rochas das montanhas; lá você tem a possibilidade de conhecer um pouco da história do parque.

Fotos do Museu do Parque Nacional do Itatiaia

Depois, eu e meu marido fomos conhecer a Cachoeira Véu de Noiva, que fica na parte baixa do parque. Neste dia, várias cachoeiras estavam com acesso restrito por causa de uma semana de chuva intensa. Porém, no dia em que a visitamos estava um sol lindo, acho até que estava esperando por nós.

Foi uma aventura inesquecível, eu não estava nem preparada para este passeio – no dia estava usando uma sandália plataforma, mas não me impediu, mesmo com medo, de entrar na trilha, por causa de bichos peçonhentos que eu poderia encontrar no meio do caminho. Aproveitamos um guia, que estava com outro casal, e subimos.

Foram uns 20 minutos de caminhada pela trilha, pulando galhos, pedras, se apoiando em árvores com lodo, mas no final valeu a pena. A vista é maravilhosa, a água que escorre entre as pedras forma um rio cristalino e gelado. Tiramos várias fotos e depois pegamos o caminho de volta pela trilha; o único problema foi descer, mas (ufa) não caí, mesmo com a sandália alta – o que consegui foi tropeçar um pouco, mas nada grave.

Fotos da Cachoeira Véu de Noiva

Lá embaixo, continuamos o passeio; fomos olhar a vista do Mirante do Último Adeus. De lá é possível ver uma parte do parque, a Usina Hidrelétrica do Funil, pertencentente à estatal Furnas Centrais Elétricas, além de toda aquela natureza exuberante. A única coisa ruim foi a hora de ir embora.

Vista do Mirante do Último Adeus

Até a próxima viagem...!!!