sábado, 25 de julho de 2009

Gramado/RS

Gramado é um município brasileiro localizado no estado do Rio Grande do Sul, na Serra Gaúcha, região das Hortênsias fazendo divisa com Caxias do Sul, Três Coroas, Canela, Nova Petrópolis e Santa Maria do Herval. Gramado está a 115Km da Capital do Rio Grande do Sul - Porto Alegre. E sua população é de quase 34 mil habitantes.
Entrada de Gramado - Fonte: www.wikipédia.org.br

A cidade possui um clima subtropical, no verão a temperatura é em torno de 22ºC, com alguns dias mais quentes e com noites agradáveis por causa das montanhas e dos bosques. No inverno a temperatura pode chegar abaixo de 0ºC.
Por ser uma cidade turística as pessoas vão a Gramado buscando frio e quem sabe num inverno mais rigoroso a neve.

Igreja Matriz São Pedro

Gramado tem várias indústrias de móveis, fábricas de chocolate, e malhas, só que 90% de sua economia se concentram no turismo. Por isso a cidade oferece vários eventos como o Festival Brasileiro e Latino de Cinema que acontece todo ano desde 1973. O Festival Natalino conhecido como Natal Luz e a Festa da Colônia.

Decoração de Natal na Rua Borges de Medeiros
Abertura do Festival Natal Luz 2008

Eu já fui algumas vezes a Gramado, e mesmo não gostando muito do frio adoro a cidade, para falar a verdade até o frio de lá é gostoso. Você se esquece de todos os problemas tem muita coisa legal para fazer.

A arquitetura da cidade é bem diferenciada, na Avenida Borges de Medeiros você encontra várias lojas de roupas, sapatos, chocolates, agasalhos e alguns restaurantes. Na Rua coberta, além de restaurantes e lojas é a partir dela que se estende o tapete vermelho para eventos, como o Festival de Cinema.

Rua Coberta

Outros pontos turísticos que vale a pena conhecer: Mini Mundo, Lago Negro, Aldeia do Papai Noel não importa qual é a sua idade quando você anda no pedalinho no Lago Negro ou visita a Aldeia do Papai Noel e brinca com a neve artificial você volta a ser criança.

Lago Negro - Fonte: www.wikipedia.org.br
Gramado também oferece várias opções de hotéis, mas nós ficamos no Hotel Glamour da Serra que fica na Rua João Petry, um hotel novo, com quartos bem aconchegantes e completos, com ar condicionado e calefação, TV e DVD, cama queen size, internet, e lareira na recepção. E a diária inclui o café da manhã estilo colonial, com uma grande variedade de pães, bolos, sucos, frutas, frios, doces e sobremesas, para mim é um hotel muito bom.
Fachada do Hotel Glamour da Serra

Possui vários Restaurantes com comida típica européia, como: alemã, italiana, e portuguesa. Jantamos no Restaurante Ratatouilli, que fica na Praça Major Nicoletti. Eles possuem um rodízio de Fondue Completo com Pães, Carnes e Frutas é um pouco exagerado misturar tudo mais é muito bom.

O alemão Fritz Haus Restaurante e Choperia fica na Rua Borges de Medeiros com ambiente agradável com decoração personalizada e serve uma seqüência de comida típica com: saladas, bolinhos, frango a passarinho, Spätzle (nhoque alemão), joelho de porco, carne de pato, salsicha, Chucrute, Purê de Maçã, sobremesas entre outros. É muito bom mais para mim é muita comida o resultado é voltar com alguns quilos a mais.






Ainda não falei do chocolate. Acho que engordei só de escrever mas o chocolate é uma tentação, é o tipo da coisa que é impossível comer um só e não trazer várias barras para casa. Até hoje guardo a caixinha em que vieram as barrinhas, foi a única coisa que sobrou.


Até a próxima viagem...!!!
Fotos tiradas por Vanessa Carvalho


Nenhum comentário:

Postar um comentário